Curiosidades sobre o bocejo que você não sabia

domingo, novembro 22, 2015 0 Comentários



Quase todo mundo tem a curiosidade e se a perguntam “Porque bocejamos?”. Centros de pesquisas pelo mundo todo definem o bocejo como um ato involuntário, muito devido ao ato de repetir o gesto ao ver outra pessoa ou animal bocejar. Mas algumas curiosidades interessantes cercam esse mistério, na qual, a ciência não tem uma ideia exata, já que muitas definições surgiram ao logo do tempo.

Possíveis teorias:

Teoria física: físicos definem o bocejo como um processo induzido pelo organismo para obter mais oxigênio e fazer com que o dióxido de carbono em excesso seja liberado do nosso corpo.

Teoria do tédio: essa teoria baseia-se na lógica mais provável que as pessoas têm em relação ao bocejo, que é ocorrido em momentos de tédio, sonolência e fadiga.

Teoria da evolução: agora a responsabilidade de bocejarmos vem de nossos ancestrais. Pesquisadores afirmam que os homens primitivos tinham o hábito de abrir a boca para mostrar os dentes e daí o ato de abrir a boca se tornou meio que viciante.

Curiosidades:

- O bocejo dura em média, seis segundos.

- Os batimentos cardíacos aceleram em média 30% durante um bocejo.

- Em média, 55% das pessoas bocejam depois de terem visto alguém ou animal bocejarem.

- Fetos com até 11 semanas foram observados por pesquisadores durante uma pesquisa e eles afirmam que mesmo na barriga eles também bocejam, contudo, o fato curioso e que no período antes do nascimento não recebemos oxigênio através dos pulmões.

- Atletas olímpicos normalmente bocejam antes de qualquer competição. Ansiedade?

- Ler sobre o bocejo nos leva a bocejar.

- Os cegos bocejam ao ouvirem alguém bocejar.

- Muitos animais bocejam entre eles os peixes, cobras e crocodilos. Sem contar tantos outros que estamos acostumados a observar como os gatos, cachorros, leões e tantos outros.

- Animais do sexo masculino, incluindo o homem, bocejam quando o pénis está em ereção.

- O bocejo frequentemente pode ser um indício de um problema cardíaco.
Bom, espero que tenham gostado de nosso artigo. Em breve postaremos mais curiosidades para vocês.


Fonte:
http://www.portaldascuriosidades.aqui.com.pt/portal/o-que-nos-leva-a-bocejar/
http://www.infoescola.com/curiosidades/bocejo/


0 comentários: